Requerimento nº 1 de 2026

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2026

Número

1

Data de Apresentação

26/01/2026

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Os Vereadores que o presente subscrevem, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, requerem que o Poder Executivo Municipal preste as seguintes informações formais a esta Casa Legislativa, relativas à destinação dos recursos financeiros no valor total de R$ 820.349,82, devolvidos pela Câmara Municipal ao erário público municipal, referentes às sobras financeiras orçamentárias do exercício de 2025:
    1- Os recursos devolvidos pela Câmara Municipal já foram integralmente utilizados pelo Poder Executivo? Em caso negativo, qual o saldo atualmente existente? Demonstrar documentalmente.
    2- Em quais despesas, obras, serviços ou ações os valores devolvidos pela Câmara Municipal foram ou serão utilizados? Demonstrar documentalmente.

    Indexação

    Observação

    A devolução de recursos financeiros ao erário municipal pela Câmara Municipal, referente às sobras orçamentárias do exercício de 2025, constitui ato relevante de economia, planejamento e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, razão pela qual impõe o acompanhamento, por parte do Poder Legislativo, quanto à sua efetiva destinação.

    O presente Requerimento tem por finalidade assegurar transparência e clareza acerca da utilização dos valores devolvidos, permitindo que esta Casa Legislativa exerça plenamente sua função constitucional e regimental de fiscalização dos atos do Poder Executivo, bem como possibilitando à sociedade o acesso a informações objetivas sobre a aplicação de recursos públicos.

    A solicitação de comprovação documental justifica-se pela necessidade de garantir a fidedignidade das informações prestadas, fortalecendo a prestação de contas, o controle social e a observância aos princípios da publicidade, da eficiência e da boa administração pública.
    Data Votação: 2 de Fevereiro de 2026