Requerimento nº 65 de 2025
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Requerimento
Ano
2025
Número
65
Data de Apresentação
23/05/2025
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinário
Em Tramitação?
Não
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
O Vereador que ao presente subscreve, no uso de suas atribuições legais e regimentais, com fundamento no art. 52, § 1º, alínea “b”, do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer, após ouvido o Plenário, que seja oficiado o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, para que, no prazo legal, sejam prestadas as seguintes informações, considerando que diversas empresas formalmente inativas, mas não baixadas nos órgãos competentes, têm relatado a continuidade da exigência de renovação do Alvará de Funcionamento e a cobrança da Taxa de Licença de Localização e Funcionamento – TLLF, mesmo sem desenvolverem atividades econômicas e com base na Lei n. 13.874/19:
EM ANEXO
EM ANEXO
Indexação
Observação
A presente solicitação visa garantir o cumprimento da legislação federal no âmbito do Município de Luiz Alves, bem como assegurar que os contribuintes não sejam indevidamente onerados com exigências incompatíveis com a sua situação real (empresas inativas) ou com sua natureza jurídica (atividades de baixo risco).
Trata-se de uma medida voltada à desburocratização, ao incentivo ao empreendedorismo local e ao respeito à livre iniciativa e ao princípio da legalidade tributária.
Trata-se de uma medida voltada à desburocratização, ao incentivo ao empreendedorismo local e ao respeito à livre iniciativa e ao princípio da legalidade tributária.