Requerimento nº 133 de 2023

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2023

Número

133

Data de Apresentação

24/11/2023

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Seja oficiado o Poder Executivo para que preste informações sobre como a Prefeitura de Luiz Alves instaura um Processo Administrativo de inviabilidade de parceria sendo que por várias tentativas a CASAN – Companhia Catarinense de àguas e Saneamentos- tenta regularizar a situação? Qual será o posicionamento do Executivo Municipal para resolver essa situação no ano de 2024?

    Indexação

    CASAN; processo administrativo; Executivo.

    Observação

    Justificativa: Em outubro de 2023 este vereador recebeu a resposta do requerimento 92/2023 onde a Prefeitura de Luiz Alves fala que instaurou um Processo Administrativo Disciplinar nº 03/2021 da inviabilidade de parceria com a CASAN, citando que a empresa não comprova atendimento às metas de universalização de que trata o artigo 11-B, da Lei Federal nº 14.026/20.
    Em conversa com representantes da CASAN para saber mais sobre o assunto e as novas Leis do Saneamento Básico, nota-se que por várias vezes a empresa fez tentativa de parceria e adequação do contrato, não havendo resposta do Executivo Municipal.
    No ano de 2022 a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento emcaminha ao Município um documento contendo o Termo de Atualização Contratual, demonstrando a necessidade da assinatura para realizar as novas metas de universalização e adequação contratual como recomenda a nova legislação. Novamente não havendo resposta do Município.
    Ainda em 2022 a Companhia esclareceu ao Município que possuia todos os documentos comprovando viabilidade econômico-financeira e que a mesma foi aprovada pela agência reguladora, fazendo assim a comprovação dos fins legais conforme preconizado na LNSB e demais normativas.
    Portanto, ficou claro que por diversas vezes a Companhia tenta regularizar a situação contratual junto ao Município de Luiz Alves, tentando firmar o contrato de programa antes das novas Leis de Saneamento, mas sem resposta do Executivo.
    Cabe ressaltar que a CASAN fez vários investimentos em nosso município sem mesmo ter um compromisso firmado com as novas diretrizes, não deixando de resolver os problemas que apareciam e não deixando os luizalvenses sem atendimento e sem solucionaras demandas. Na função de vereador e diante do exposto, se faz necessário esclarecimento de como será resolvido o impasse, considerando a importância da matéria.
    Data Votação: 27 de Novembro de 2023