Requerimento nº 131 de 2023

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2023

Número

131

Data de Apresentação

24/11/2023

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    OBJETO: Que seja oficiado o chefe do Poder Executivo Municipal para que, preste informações a este subscritor, devido à ausência de informações no portal de transparência e sendo uma das atribuições do vereador, a fiscalização e gestão dos recursos públicos, solicita-se relatório contendo as seguintes informações referentes ao IPTU: número total de contribuinte pessoa física e jurídica; percentual e valor arrecadado e dos inadimplentes, bem como está a adesão ao Programa REFIS e processos de execução fiscal ajuizados.

    Indexação

    IPTU;

    Observação

    JUSTIFICATIVA: O requerimento de informações ao chefe do Poder Executivo Municipal referente é fundamentado em princípios essenciais de fiscalização e responsabilidade na gestão pública. Em resumo, requerimento é parte fundamental do papel dos vereadores na fiscalização e transparência da gestão pública, assegurando que os recursos sejam usados eficientemente em benefício da comunidade.
    O presente requerimento tem justificativa na necessidade de o requerente acompanhar e fiscalizar os atos e ações do poder executivo. Inicialmente, esclarece-se que com o presente requerimento, não se tem por objetivo analisar a situação econômica dos contribuintes, mas sim o livre exercício de fiscalização do executivo, a teor, inclusive, do que dispõe o art. 5º, XXXIII, da Constituição Federal, não há nenhum óbice em fornecer as informações solicitadas de forma compilada. Cabe destacar que as informações recebidas não terão destinação diversa das atribuições legais e constitucionais dos Edis, sendo que em hipótese alguma, seu uso transcenderá o uso no exercício de fiscalização.
    Data Votação: 27 de Novembro de 2023