Indicação nº 70 de 2025

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Indicação

Ano

2025

Número

70

Data de Apresentação

10/03/2025

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Indicar ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, por meio das Secretarias competente, a necessidade urgente de realização de estudos e medidas para o desassoreamento de todos os rios do município, visando a preservação ambiental, a mitigação de enchentes e alagamentos, além da garantia da segurança da população e da infraestrutura local.

    Indexação

    Observação

    O município de Luiz Alves é cortado por diversos rios e cursos d’água que desempenham papel essencial no equilíbrio ambiental e no desenvolvimento socioeconômico da região. No entanto, observa-se um crescente processo de assoreamento, causado pelo acúmulo de sedimentos, resíduos e detritos, o que tem resultado em redução da capacidade de escoamento, aumento dos riscos de enchentes e comprometimento da fauna e flora aquáticas.

    Os períodos de chuvas intensas agravam ainda mais a situação, levando ao transbordamento dos rios, causando prejuízos às residências, propriedades rurais e à infraestrutura urbana e rural. Além disso, o acúmulo de resíduos compromete a qualidade da água e pode gerar impactos negativos na saúde pública.

    Diante disso, torna-se imprescindível que o Poder Executivo adote providências imediatas para a execução de um plano de desassoreamento, abrangendo todos os rios do município, incluindo, mas não se limitando a mapeamento das áreas mais críticas e dos trechos com maior acúmulo de sedimentos; execução de obras de limpeza e desassoreamento, garantindo o fluxo adequado das águas; implementação de ações preventivas e de conservação para evitar o novo assoreamento, como revegetação das margens e controle de erosão; fiscalização e conscientização da população quanto ao descarte irregular de resíduos e a importância da preservação dos cursos d’água.