Requerimento nº 67 de 2022

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2022

Número

67

Data de Apresentação

29/07/2022

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Seja informado à Câmara de Vereadores como a Secretaria de Saúde estará regularizando o cadastro dos agentes comunitários de saúde, a fim de atender as exigências da união para o devido repasse do novo piso salarial à categoria.

    Indexação

    Informações; cadastro; regularização; agentes comunitários de saúde.

    Observação

    Justificativa: O Congresso Nacional promulgou na quinta-feira 05 de maio de 2022 a Emenda Constitucional nº 120, que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos ( R$ 2.424,00 em 2022) a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
    Caberá à União arcar com a remuneração. Dessa forma, estados Distrito Federal e municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes da federação.
    Ainda pelo novo texto, esses profissionais deverão receber adicional de insalubridade, bem como aposentadoria especial pelos riscos vinculados à função.( Fonte: Agência de Notícias Câmara).
    Em nosso município, a grande maioria dos agentes comunitários de saúde, ainda não receberam esse reajuste salarial que já é lei. Cabe a Secretaria Municipal de Saúde ter os cadastros atualizados e regularizados para receber da União o valor relativo à remuneração dos agentes. Caso não estejam regularizados, quem deverá arcar com os custos é o poder municipal e no caso com o valor retroativo.
    Vale lembrar, que a classe pede explicações desde maio deste ano e nada foi bem esclarecido.